quarta-feira, 10 de junho de 2020

CHINA

A escrita chinesa passou por vários aperfeiçoamentos, mudanças, simplificações e padronizações. Para entender como foram as mudanças nesse sistema de escrita é preciso voltar para cada etapa e compreender suas peculiaridades. 
- Forma primitiva: Tem uma pictografia muito complexa e se vê uma variação grande na forma e na estrutura. Dentro dela temos: Jiãguwén e Jinwén. 
. Jiãguwén - É a forma de escrita chinesa mais antiga, tem como significado “escrita em carapaças e ossos”, eles faziam os registros em cascos de tartarugas e ossos e eram usados para rituais sagrados e adivinhações. Usavam tintas pretas e vermelhas. Existem mais ou menos cinco mil caracteres, porém só dois mil foram decifrados. 
. Jinwén- Tem como tradução “inscrição em metal”, os registros foram mais encontrados em objetos de bronze, vasos cerimoniais. Registraram, em principal, eventos políticos e militares. Tinham um alto grau de complexidade


                                                            (escrita em cascos de tartarugas)


-Forma arcaica: Eram de extrema complexidade tanto para leitura como para a produção, mas é muito usada na arte caligráfica. 
-Forma caligráfica: A maioria dos caracteres vem dessa forma caligráfica. Alguns desses padrões são: 
. Dàzhuàn - É a forma gráfica anterior a padronização da escrita realizada pelo imperador Qin Shihuang, antes dessa padronização se tinha muita dificuldade por parte do governo para enviar documentos e fazer negócios, já que cada feudo tinha sua escrita. 
. Xiaozhuàn - É a primeira escrita chinesa unificada, tem pouca variação em relação a dàzhuàn.
. Lìshu -Tem estilo caligráfico e foi desenvolvido por escribas da dinastia Qin. Foi uma nova fase na evolução dos ideogramas. Ela surgiu pela necessidade de maior rapidez na hora dos registros. O lìshu tem uma característica de traços mais fluentes, linhas horizontais curvadas e longas, dobras angulosas, no fim, dobras flexionadas nos finais dos traços. É uma caligrafia bem desenhada.
. Kaishu -Tem uma caligrafia menos estilizada, é uma versão um pouco mais simplificada do Lìshu, teve uma redução nas curvas e nas flexões inclinadas. Apareceu no final da dinastia Han, até hoje é usada por tamanha facilidade na sua produção e leitura. 
. Xíngshu – É uma versão caligráfica que tem mudança nos traços, muitos dos que eram separados passaram a estar juntos sem uma interrupção. A sua leitura é mais difícil. 


 Caoshu - Tem uma máxima rapidez na produção dos caracteres, tem um movimento mais rítmico e ondulado. Nasceu do lìshu, foi criada visando uma maior rapidez em fazer os caracteres. Tinha uma decifração mais difícil, mas era muito importante na arte caligráfica. 
Escrito por: Raquel Simões Albuquerque. 
Fonte: Ideogramas e a cultura chinesa. (Hsuan-an, Tai)
https://www.estudopratico.com.br/escrita-na-china/ ( Escrito por Silva, Débora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário