quarta-feira, 10 de junho de 2020

AS TRANSFORMAÇÕES DA ESCRITA CUNEIFORME (PARTE 1)

A criação da escrita cuneiforme, provavelmente, se deu na cidade de Uruk no sudeste da Mesopotâmia, datando de aproximadamente 3400-3300 antes do tempo comum. Os primeiros registros nesse tipo de escrita foram feitos na língua suméria.
Em sua forma inicial, a escrita cuneiforme tinha uma forma bastante primitiva de linguagem, em que cada pictograma significava uma palavra, com isso os números dos pictogramas rondam os milhares, indo provavelmente até 2000 pictogramas conhecidos. Com isso, essa forma bastante complexa de escrita, que era bastante dificultosa de ler e escrever, justamente por causa do elevado número de pictogramas, começou a ser simplificada. A partir do final do terceiro milênio e o inicio do segundo, a escrita cuneiforme tinha se desenvolvido para um sistema combinado de palavras, em que os símbolos eram combinados para se dar um novo significado a eles, ao invés de criar um novo pictograma para a palavra.
Um exemplo foi da palavra estrangeira, em que os sumérios pegaram o pictograma da palavra mulher, e juntaram com o da palavra montanha, fazendo uma alusão aos povos do norte da mesopotâmia que era um lugar montanhoso.





Escrito por: Igor Cândido Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário