segunda-feira, 8 de junho de 2020

OS SUMÉRIOS

O registro de escrita mais antigo do mundo é sumério, fazendo deles a civilização mais antiga. A criação dessa escrita é atribuída aos sacerdotes, que juntamente aos escribas do rei, necessitavam controlar os gastos do templo, o comércio e a arrecadação de impostos. A escrita suméria era constituída por formas pictográficas (desenhos), em que cada forma significava uma palavra. A escrita cuneiforme ganhou esse nome pois as figuras eram feitas em tabletes de argila (ainda fresca) com um estilete ou objetos em formato de cunha. Esses tabletes eram cozidos caso o autor quisesse que essa informação fosse mantida. Na escrita suméria era utilizado cerca de 2000 pictogramas, todos escritos da direita para a  esquerda. 
Os sumérios foram tão bem-sucedidos em sua invenção que diversos povos circunvizinhos adotaram essa escrita. Há registros que a escrita cuneiforme chegou aos povos assirios e persas, essa expansão facilitou muito as traduções. Devemos muitas dessas traduções aos orientalistas Georg Grotefend (alemão) e Henry Rawlison (inglês). Apesar dessa invenção maravilhosa e que mudou o mundo, apenas os sacerdotes e os escribas que detinham o conhecimento de ler e escrever, pois a detenção desse conhecimento significava uma forma de poder. Com isso a grande massa da população era analfabeta. Entre os documentos mais importantes feitos pelos sumérios com a escrita cuneiforme, temos a Epopeia de Gilgamesh, considerada a primeira obra literária do mundo. A epopeia conta a história de Gilgamesh e sua busca pela imortalidade. Alguns especialistas afirmam que esse conto inspirou a história bíblica de Noé, pois na Epopeia também é descrito um diluvio. 




Escrito por: Igor Cândido Matias

Fontes: 
Aquino, Rubim Santos Leão de; Franco, Denise de Azevedo; Lopes, Oscar Guilherme Pahl Campos. História das Sociedades: Das Comunidades Primitivas às Sociedades Medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

Vicentino, Cláudio. História Geral. Rio de Janeiro: Editora Scipione, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário